Corpo, Arte e Liberdade: Zenós Frudakis.


O escultor figurativo Zenós Frudakis possui obras monumentais, como o “Air Force Memorial Honor Guard” e a maravilhosa “Libertad”, criada em 2001 para sede da GlaxoSmithKline, na Filadélfia. Suas obras são retratos sensíveis e poéticos do corpo que fala na vida.
Sentir-se preso, emparedado, rígido, estático como sugerem algumas figuras dessa obra de arte é algo que inevitavelmente experimentamos em algum momento de nosso crescimento pessoal. Mas como a escultura de Zenós sugere para a liberdade e decicir sair do lugar comum é necessário movimento.... de crenças, pensamentos, emoções, atitudes e inclusive do próprio corpo. Vencer o medo de ficar e também de partir. Superar as resistências de permanecer no mesmo enquadre e também de deixar o corpo fluir no novo.
Nesse sentido, movimentar-se é muito mais do que trazer benefícios para a saúde física... também é experimentar que a conquista da flexibilidade, leveza e força de avançar nos envolve por inteiro. Um corpo preso, encarcerado, insatisfeito, desequilibrado,cativo nas limitações ou excessos impostos grita na linguagem da dor. Mas um corpo em equilibrio com o ser na vida é amigo da liberdade na linguagem do bem estar.

Comentários

Postagens mais visitadas