OSTEOPATIA


Conversamos com o fisioterapeuta Gustavo Souza, especialista em Osteopatia, que nos esclareceu as dúvidas mais comuns com relação a essa abordagem de tratamento.

O que é Osteopatia?
Dr. Gustavo: "Método de diagnóstico e tratamento que utiliza recursos terapêuticos manuais para potencializar os processos de cura naturais do organismo. Foi desenvolvida pelo médico norte-americano Andrew Still no final do século XIX, chegou ao Brasil na década de 90 e, hoje, se encontra difundido amplamente em toda a Europa."

Quem pode atuar com a Osteopatia?
Dr. Gustavo: "Recentemente a Osteopatia foi reconhecida pelo Coffito como uma especialidade do Fisioterapeuta e, para receber o título, deve-se passar por uma extensa formação onde se estuda a fundo a anatomia, biomecânica e fisiologia humanas, para então, depois de aprovado no exame final, receber o título de Osteopata." 

A Osteopatia é um tipo de massagem?
Dr. Gustavo: "Não. Apesar de trabalhar com técnicas manipulativas manuais, a Osteopatia não é massagem."

Osteopatia e Quiropraxia são a mesma coisa?
Dr. Gustavo: "Não. Ambas têm técnicas manipulativas para a coluna semelhantes mas a filosofia, o diagnóstico e a relação que o Osteopata faz entre as esferas estrutural (coluna e membros), visceral e cranial faz com que a abordagem terapêutica da Osteopatia seja completamente diferente."

Como trabalha o Osteopata?
Dr. Gustavo: "Na primeira consulta o Osteopata faz uma anamnese extensa onde se dá importância a todo histórico do paciente para, em seguida, passar para o exame físico detalhado de todo o corpo onde se explora a coluna, membros, vísceras e o crânio. Para o tratamento, todas essas informações são cruzadas e relacionadas para que seja feito o diagnóstico preciso da causa dos sintomas que o paciente apresenta. Para o tratamento se utiliza técnicas manuais que visam devolver mobilidade para os tecidos que estão congestionados e/ou bloqueados. Isso aos poucos permite ao corpo recuperar sua mobilidade normal e, com isso, seu equilíbrio."

Quem pode se tratar com a Osteopatia? 
Dr. Gustavo: "O tratamento é indicado para todas as idades, desde recém nascidos até idosos pois as manipulações não apresentam riscos e são aplicadas de acordo com o biotipo de cada indivíduo, sempre respeitando as necessidades de cada um."

O que a Osteopatia trata?
Dr. Gustavo: "Ao contrário do que muitos pensam, a Osteopatia não é indicada apenas para tratamento de coluna vertebral. As técnicas estruturais são indicada para todos as patologias do sistema músculo-esquelético como tendinites, bursites, entorses, dores musculares como as oriundas de estiramentos e contraturas, dores na coluna como as causadas por hérnias de discos, ciáticas e todas as dores que tenham caráter músculo-esquelético. As técnicas viscerais tratam condições sistêmicas viscerais como constipação intestinal, hérnia de hiato, refluxo gastro-esofágico, dores no período menstrual, entre outras. As técnicas cranianas buscam equilibrar as tensões que afetam o crânio e que podem afetar o equilíbrio do sistema nervoso neuro-vegetativo e dos pares cranianos. Desta forma, é indicada para tratamento de cefaléias e enxaquecas, tontura, sintomas olfativos e oftálmicos, transtornos de deglutição, renite e asma, refluxo e cólicas em bebês, etc."

O tratamento de Osteopatia é longo?
Dr. Gustavo: "Não. O tempo total de tratamento varia segundo o estado de cada individuo, algumas patologias específicas necessitam de um tratamento mais longo mas, em geral, em cerca de 05 consultas o paciente deve estar se sentindo bem melhor."


A Osteopatia faz um trabalho preventivo?
Dr. Gustavo Souza: "Sim. O estilo de vida atual nos leva a estar o tempo todo submetido a fontes variadas de estresse e o corpo vai guardar essas informacoes de alguma forma. O Osteopatia pode ajudar nosso organismo e lidar melhor com isso, eliminando esses registros antes que um sintoma apareça."


http://www.drgustavosouza.com.br/
Para conhecer mais, clique aqui.



Postagens mais visitadas